Pesquisar neste Blog

04 outubro 2010

Filme: O último rei da Escócia

Dirigido por Kevin MacDonald, o drama estrelado por Forest Whitaker e James McAvoy é de arrepiar

O último Rei da Escócia

Mesmo gripado, mesmo com febre, mesmo com dor de cabeça, eu quis porque quis assistir O último rei da Escócia (The last king of Scotland, 2006). Havia comprado o DVD há uma semana mais ou menos, e só estava esperando chegar o final-de-semana para assisti-lo. Agora, quando ele chega, estou doente. Azar.

O dr. Nicholas Garrigan (James McAvoy) é um jovem médico escocês recém-formado que decide viajar para um país exótico e pobre a fim de ajudá-lo no quesito da saúde pública. Ele então faz as malas, sai da Escócia e vai parar em Uganda, país assolado por uma violenta guerra civil, da qual resultou a ascensão do militar Idi Amin Dada interpretado brilhantemente por Forest Whitaker (ganhador do Oscar 2007).

12

A aventura começa quando o dr. Garrigan se torna, meio que por acaso, o médico particular do imponente ditador ugandense. Embora a relação que se estabeleça entre os dois seja de grande amizade e intimidade, o jovem médico se vê cada vez mais envolvido numa trama perigosa e cheia de armadilhas, pois Idi Amin governa com mão de ferro o seu ingênuo país e às vezes pega pesado. Então, aos poucos, o amigável ditador vai mostrando os dentes.

Não pretendo falar muito sobre o enredo do filme para não estragar as surpresas. Mas, garanto logo: é um filme arrebatador, imprevisível, chocante, dinâmico. Gostei bastante. Melhor ainda foi saber que o longa é baseado no livro homônimo de Giles Foden – que infelizmente não foi traduzido aqui para o Brasil.

34

Eu diria que boa parte da qualidade do filme se deve à atuação de ponta dos atores principais. Claro que a história por si só já é interessantíssima, mas ficou mais interessante ainda com esse ponto extra. Whitaker com o seu olho esquerdo meio fechado é impagável, e a seriedade com que interpreta faz dele o próprio ditador em pessoa. McAvoy, o médico, que eu pensei que fosse um ator casual, fez a diferença também.

O mais surpreendente de tudo é que, muito antes de tomar conhecimento desse filme, eu já estava planejando escrever uma história que se passasse em Uganda, em meio a uma guerra civil que seria testemunhada por dois estrangeiros – no caso, um psicólogo e uma jornalista. Qual não foi a minha surpresa quando vi a sinopse de O último rei da Escócia!

Conclusão: um filme para ser visto, revisto e recomendado.

~~~~

Abaixo, disponibilizo o trailer do filme. (Sem legendas, infelizmente.)

3 comentários:

  1. Ah, eu já assisti esse filme! Inclusive foi na Globo, de noite.

    Concordo com você sobre a qualidade do filme. As atuações são muito boas (principalmente o Forest Whitaker) e a história é bem interessante também. "Chocante" é realmente uma ótima descrição pro filme, principalmente nas partes finais.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. É um ótimo filme, gostei muito de ter assistido, bom roteiro, bem dirigido, um fotografia linda, sem contar na ótima atuação do Whitaker.

    Ótimo blog, gostei muito de tudo que vi e da maneira como se coloca, é muito respeitoso.

    ResponderExcluir
  3. Oi, Dario. :)

    Filmaço, realmente! Você mencionou um aspecto interessante, que é a fotografia - as imagens, as cores - tudo muito bem balanceado...

    Muito obrigado pela visita e pelo elogio extremamente bem-vindos!

    ResponderExcluir

Muito obrigado pela visita ao Gato Branco! Seu comentário será extremamente bem-vindo! :)